Imóveis: 5 situações com imóveis em que o apoio de um advogado faz a diferença

Comprar, vender ou mesmo manter um imóvel podem ser atividades bastante arriscadas, principalmente levando em consideração as altas demandas financeiras que estão envolvidas. Por conta disso, para lidar com situações que envolvem imóveis, o ideal é estar sempre acompanhado por um advogado de plantão. Nesse artigo, trouxemos 5 situações em que consultar um advogado é a melhor solução para negócios imobiliários.

Compra de imóveis

No momento da compra de um imóvel, o suporte de um advogado pode fazer com que muitos problemas sejam minimizados ou mesmo anulados. Ainda que a compra seja feita diretamente com um corretor, o advogado dará apoio a processos burocráticos de extrema importância, como a análise da documentação do imóvel pretendido e a investigação de possíveis ações movidas contra o atual dono do imóvel, bem como a possibilidade de o próprio imóvel estar atrelado às ações com risco, por exemplo, de penhora. Além disso, é possível também que o comprador herde dívidas provenientes de documentações atrasadas ou mesmo valores relacionados a taxas de condomínio. Com o suporte de um advogado, as chances de que alguma dessas situações passe despercebida praticamente se anulam, o que faz com que o comprador não tenha dores de cabeça.

Venda

Se a sua demanda é por vender um imóvel, o apoio de um advogado é igualmente importante. Durante o processo de venda, existem algumas obrigações legais que são de extrema importância. Para auxiliar com esse tipo de situação, um advogado especializado é o ideal. Dentre os principais pontos nos quais o advogado é necessário estão a elaboração do contrato de compra e venda, bem como a checagem da documentação do imóvel.

Aluguel

Quando o assunto é alugar, seja como locador ou como locatário, é praticamente impossível fugir da presença de um advogado. Com a presença desse profissional, lidar com a documentação se torna mais simples e menos burocrático. Ele será o responsável por elaborar ou corrigir o contrato de locação, verificar as documentações necessárias bem como assegurar que não existem pontas soltas em relação a todo o processo de locação.

Construir

Ao construir um imóvel, também existem diversas situações em que o suporte de um advogado se faz necessário. Dentre elas está a investigação das leis de zoneamento, da legalização do terreno e das documentações de expedição necessárias para que se iniciem as obras de construção do imóvel.

Compra em leilão

Esse é um caso em que procurar pelo suporte de um escritório de advocacia é não só necessário como obrigatório, principalmente nos casos em que o imóvel se encontra na situação de ocupado. Além dessa situação, ainda existem diversos outros pormenores nos quais o advogado será o principal responsável, como, por exemplo, a verificação das documentações do imóvel, de sua situação quanto às leis municipais, estaduais e federais, bem como taxas e dívidas que podem estar atreladas à compra do imóvel via leilão.

Agora você já conhece as principais situações em que o suporte de um advogado se faz necessário. Não deixe de entrar em contato com um profissional do ramo. Dessa forma, você evita cair em armadilhas relacionadas aos imóveis.