Tudo o que você precisa saber sobre a reforma de sua cozinha

A cozinha é um ambiente em nossa casa que quando não atende com total qualidade pode provocar inúmeros desconfortos. Quando realizamos as nossas atividades diárias em nossa cozinha, precisamos que o ambiente esteja disposto de uma forma que gera facilidade e agilidade ao labutarmos com ela. Constantemente estamos realizando atividades como lavagem de pratos, cozinhar, manutenção de alimentos, e tudo isso requer dois pontos: segurança, e adaptação. Apesar de que nunca deixamos a parte estética de lado, pois é sempre bom ter um ambiente que esteja segundo o nosso gosto, não é mesmo?

A reforma de sua cozinha precisa ser direcionada a você

No planejamento da reforma de sua cozinha, há alguns pontos que você precisa levar em consideração: “quais atividades você exerce nela?” Pode parecer uma pergunta boba, você deve está pensando: “cozinhar, é claro!”, mas calma, sabemos que essa é a principal atividade desenvolvida nesse ambiente. Mas nem todo mundo utiliza de mesma forma, ou cozinha de mesma forma. Para muitos, o fogão é algo usado esporadicamente, comumente as refeições são realizadas fora de casa, e o micro-ondas já serve para quase tudo. Então, esse é um ponto muito importante, a estrutura da cozinha de alguém que possui o hábito de cozinhar precisa ser diferente de quem não possui esse hábito. Então, pense muito bem na forma da sua utilização, para direcionar o seu planejamento.

Na reforma, pense em sua anatomia

Pensar na anatomia é muito importante, pois é sua saúde que está em jogo. Principalmente se você tem o hábito, ou alguém em sua casa é responsável por cozinhar, você precisa pensar nesse fator. Nada pior do que ter uma mesa ou uma pia baixa demais, nos colocando em uma má postura, muitas vezes durante horas, por isso antes de iniciar comece a pensar na sua altura, postura, vá até sua cozinha com sua esposa/esposo e vejam meios que auxiliem os dois, havendo uma grande diferença de estatura, deixe mais alta mesmo “seu esposo pode cozinhar”. Brincadeiras a parte, nesse caso, vejam meios alternativos como apoios, algum tipo de degrau para que um dos dois possa utilizar naquele momento de lavar os pratos, tudo isso ajuda bastante.

Na reforma, nunca se esqueça da segurança

Outro ponto muito importante é a segurança. A cozinha engloba água, eletricidade, fogo, panela de pressão. Isso tudo caso não seja bem pensado para interagir de forma adequada pode ser um perigo em sua casa, principalmente em casa com crianças. Já parou para pensar que acidentes domésticos não precisam ser necessariamente a explosão de uma panela de pressão, o que não é tão comum; mas, por exemplo, uma criança puxando uma panela do fogão? Nossa! Quanto perigo não é? Por isso não poupe esforços para incluir uma barreira física para o seu pequeno, e acondicionar a composição da cozinha de forma adequada.

Mas como planejar a reforma da cozinha de forma adequada?

Olha, a ajuda de um profissional é sempre bem vinda, e se você quer bons resultados por um valor adequado, sem custos excessivos, orçamentos que acabam custando o dobro no fim das contas, sempre recomendo uma empresa de reformas.