Startups no setor imobiliário

Startups no setor imobiliário, conheça esta tendência

 

Conheça as principais startups do mercado imobiliário e saiba como elas revolucionaram esse ramo

Foi-se o tempo em que se perdia horas ligando e visitando imobiliárias a fim de alugar ou comprar um imóvel, seja apartamento, ou casa em condomínio fechado. Atualmente existem as startups para otimizar o tempo de quem procura um lugar para morar, ou manter seu negócio, essa plataforma é essencial para o mercado imobiliário e de construção.

O mapeamento da Liga Insights Real State mostra que no Brasil já existem cerca de 217 startups com atividades direcionadas ao setor imobiliário. Elas estão distribuídas em dois grupos, as que têm atividades ligadas aos buscadores de imóveis pela internet e as que prestam serviços nas áreas de gestão de propriedades e condomínios.

Em 2018 surgiram poucas startups, referente a apenas 2%, em resposta a crise econômica que atingiu principalmente o setor imobiliário. Em 2015, 60% das startups surgiram, outras 25% iniciaram suas atividades em 2016 e no ano passado, foram 16%. O mesmo mapeamento elencou algumas das startups que se destacam no país em diferentes setores, inclusive na área de imóveis.

 

Startups que trazem evoluções inovadoras

pessoas conversando em um escritório

 

Quinto Andar

Essa plataforma facilita na hora de alugar imóveis, as visitas podem ser agendadas pela internet e o contrato pode ser feito digitalmente. Os imóveis são anunciados com valores, incluindo de condomínio de IPTU, fazendo com que o locatário tenha as informações necessárias para tomar a decisão, se aluga ou não a casa ou apartamento.

 

My Cond

O My Cond é uma startup usada para administrar condomínios e utilizado por síndicos, administradores e condôminos. Por meio dele é possível realizar autorização de visitantes, reservas das áreas de lazer do condomínio, manutenções necessárias, informativos, etc.

 

Aprova Digital

Essa plataforma faz alvarás e licenciamentos de obras de maneira online. A startup pode ser utilizada de qualquer parte do país, pois utiliza das leis municipais digitalizadas para pré-analisar os processos, o que aumenta a rapidez na liberação dos mesmos.

 

InovaHouse 3D

Essa startup é usada no setor de construção civil para imprimir objetos utilizando concretos na forma 3D. Chegou ao país a pouco tempo, mas já é muito utilizada na China e nos Estados Unidos, conseguindo imprimir estruturas residenciais.

 

Gerencia Obras

A Gerencia Obras auxilia na gestão de obras, se tratando de planejamento, acompanhamento das fases construtivas, cotações automáticas, medição de resultados das obras e várias outras possibilidades.

 

Archie

Archie é uma startup destinada para arquitetura e decoração que conecta os profissionais da área com os clientes. É possível criar orçamentos e projetos de maneira online, facilitando essa interação nos negócios.