Saiba como é morar em Petrópolis

Conheça um pouco sobre a cidade de Petrópolis

Como é morar em Petrópolis, famosa serra carioca

Já pensou em ter uma casa em Petrópolis? Não foi por acaso que ela foi a cidade escolhida por Dom Pedro II para passar temporadas, afinal são muitos os atrativos do município. Engana-se quem acredita que Petrópolis é bom somente por causa do clima ameno, ela tem muito mais a oferecer aos seus habitantes. Leia o texto abaixo para conhecer mais sobre o local.

Características gerais

Primeiro vamos às características gerais de Petrópolis, depois informaremos como são os serviços da cidade.

Petrópolis é um município pertencente à serra carioca, distante apenas 65 quilômetros da capital, extensão percorrida em uma hora, em média. Para se chegar ao município, o acesso é pela BR-040, vindo de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro. Os motoristas de São Paulo chegam à rodovia federal pela Via Dutra.

Segundo estimativa do IBGE, em 2017 a população petropolitana era de aproximadamente 299 mil habitantes.

Os serviços oferecidos no município

dicas sobre morar em petrópolis

Quem procura por moradia em Petrópolis primeiro, precisa saber de que forma são oferecidos os serviços ao munícipe. Portanto, comecemos com a infraestrutura. Petrópolis cresceu bastante nos últimos anos, isto é inegável, portanto, como toda cidade em desenvolvimento, o quesito pode deixar a desejar.

Não é raro deparar-se com engarrafamentos no trânsito, fato comum em muitas cidades, portanto fizeram-se necessárias mudanças de sentido visando a melhoria do problema. Afinal, são muitos veículos em deslocamento, em todas as horas do dia, e as ruas de Petrópolis são mais estreitas.

A segurança é outro quesito fundamental, e a boa notícia é que a cidade serrana carioca é a mais segura do estado. Os dados de 2017 do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) informavam que Teresópolis, cidade vizinha, era a primeira do ranking, mas Petrópolis a desbancou e hoje a cidade de Teresa Cristina apresenta-se em segundo lugar. No Brasil, a cidade de Dom Pedro II é a 28ª mais segura.

No quesito educação, Petrópolis conta com duas excelentes universidades públicas, ambas de reconhecimento nacional. Além delas, há uma CEFET (Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) e diversas universidades privadas, incluindo pólos de educação a distância gratuita e de qualidade.

Quase a totalidade (96,7%) da população petropolitana é alfabetizada, e a rede municipal de ensino obteve excelentes índices no IDEB, com média acima da brasileira.

Saúde, outro fator fundamental, é um ponto positivo em Petrópolis. Afinal, em parceria com o Ministério da Saúde foi implantado o projeto Agita Petrópolis, que atende duzentas pessoas em várias comunidades. Recentemente também foi lançada uma campanha para promoção de consultas no Hospital Alcides Carneiro, e a cidade atua no Agosto Dourado, incentivando a amamentação. Além disso, a Secretaria de Saúde de Petrópolis incentiva a vacinação contra sarampo e poliomielite.

O que fazer em Petrópolis

Agora você vai conhecer os pontos obrigatórios de visita e passeio para quem circula por Petrópolis. A cidade possui como principal ponto turístico o Museu Imperial, que já encanta desde o exterior, onde está um belíssimo jardim que circunda o palácio. Vá sem pressa, para desfrutar de tudo com calma!

Se você visitar o Museu de quinta a sábado, não perca a apresentação noturna Som e Luz, que acontece nos jardins. É um espetáculo imperdível, de 45 minutos, uma viagem ao tempo do imperador.

São várias as construções históricas presentes na cidade. Na Avenida Ipiranga, conheça a Igreja Luterana e a Casa da Ipiranga, antiga residência de Rui Barbosa. Na Avenida Koeler, vale conhecer o Palácio Rio Negro, Sérgio Fadel, e a casa da Princesa Isabel (os últimos apenas com visitação externa). A Catedral São Pedro de Alcântara (casa de Santos Dumont), o Palácio de Cristal e o Palácio Quitandinha também merecem destaque.

Se você deseja conhecer cervejarias, há várias em Petrópolis. Vale visitar a Bohemia, o Beer Tour (Itaipava), a Buda Beer e a Cidade Imperial. Para comer, a cidade é rica em restaurantes, muitos deles nas principais ruas do Centro.

Se você prefere vinho, pode degustá-lo acompanhado de carnes, massas e fondues. O restaurante mais conceituado de Petrópolis fica afastado do Centro Histórico, o Locanda Della Mimosa, de culinária tipicamente italiana. Para quem vem do Rio, pães com linguiça e croquetes de carne podem ser saboreados na Casa do Alemão ou na Pavelka.

Venha para Petrópolis

Se você se encantou pela serra carioca e deseja comprar ou alugar uma casa em Petrópolis, venha para a cidade e desfrute do seu charme o ano inteiro!