Garanta um ambiente mais atrativo e agradável para o seu consultório

Você já parou para pensar que estar em um ambiente agradável torna a estadia mais confortável? Principalmente em casos em que este ambiente se trata de um hospital, dentista, restaurante, por exemplo.

Todos esses locais devem ser mobiliados e arquitetados visando o conforto do cliente, uma vez que o mínimo que podemos oferecer ao público é um espaço agradável para relaxar enquanto espera por um atendimento.

Além disso, muitas pessoas buscam por ambientes atrativos, pois isso diz muito a respeito de como pode ser o atendimento naquele local.

Neste conteúdo vamos te ajudar a tornar o seu consultório em um local aconchegante, receptivo e atraente para que os pacientes que buscam por plano odontológico sintam-se em total conforto enquanto visitam o ambiente ou aguardam pelo atendimento.

Conforto

Uma das questões mais importantes enquanto um paciente aguarda na sala de espera é o conforto. 

Investir em cadeiras, poltronas e puffes é uma boa ideia para que os pacientes e seus acompanhantes possam relaxar enquanto esperam serem chamados. A sala de espera deve dispor desses móveis para maior conforto de todos.

Sem contar que o conforto é essencial para pacientes que estejam, por exemplo, com dor de dente. Afinal, já não basta o desconforto presente nos dentes, é essencial que esse paciente tenha a maior comodidade no ambiente.

Além disso, um diferencial é colocar uma mesa com chá, café, bolacha e água à disposição dos pacientes e acompanhantes para que se alimentem e sintam-se confortáveis.

Cores

As cores, aliada à decoração  – que será nosso próximo tópico -, é essencial para proporcionar bem-estar  a quem frequenta o consultório.

É recomendado fazer o uso de cores neutras ou em tons mais frios em um consultório, uma vez que essas cores podem ser aliadas à tranquilidade. Cores como branco, bege e azul claro potencializam a sensação de serenidade.

Cores fortes, como laranja, vermelho e vinho são associadas à sensação de impaciência, por isso, é melhor evitar.

Decoração

Como dito anteriormente, a decoração também é importantíssima para proporcionar bem-estar aos visitantes de uma clínica. 

Existem diversos itens que podem ser colocados nos móveis e paredes, para atrair a atenção dos pacientes e tornar a estadia no consultório mais tranquila. Alguns exemplos de itens decorativos podem ser: plantas, fotos, quadros, obras de arte. 

Em um consultório dentista, por exemplo, um quadro super divertido para pendurar na parede seria a pintura ou moldura de um dente com aparelho ortodôntico. Tenho certeza de que iria chamar a atenção e relaxar os pacientes.

Mas, lembre-se de manter o equilíbrio e não exagerar, ok? A regra do “menos é mais” também vale aqui. A ideia é deixar o espaço divertido, acolhedor e relaxante, portanto, tenha cuidado ao adicionar muitos estímulos visuais.

Diplomas e certificados

Outro item muito interessante para se pendurar nas paredes de um consultório é o diploma ou certificado dos profissionais que atuam naquele espaço. 

Além de proporcionar maior segurança ao paciente, assegura a credibilidade da clínica, pois o paciente consegue visualizar as capacidades profissionais do paciente e se manter mais confiante de que fez uma boa escolha com relação ao plano odontológico

Atividades para entreter os clientes

Existem outras formas de manter os pacientes mais entretidos e confortáveis no seu espaço. Confira abaixo alguns exemplos de como proporcionar diversão e paciência ao seu público:

Internet wi-fi

Uma ótima alternativa para proporcionar distração e interação de seus pacientes enquanto aguardam sua vez é disponibilizar a senha do Wi-fi para que possam ter acesso à internet e resolverem suas questões pendentes, ou apenas navegar enquanto aguarda.

Para isso, o melhor a se fazer é manter uma placa em algum local estratégico para que a senha seja visualizada facilmente, evitando que os pacientes precisem perguntar.

Isso também facilita para que as redes sociais para dentistas do seu consultório sejam acessadas para que a recepcionista possa atualizar as informações com relação às consultas dos pacientes, por exemplo.

Espaço kids

O espaço kids é perfeito para pacientes que levam seus filhos à consulta, ou até mesmo para aquela criança que está indo pela primeira vez no consultório.

Caso não tenha muito espaço para reservar uma sala apenas para o espaço kids, não tem problema. Uma ótima opção é disponibilizar uma mesinha com papel, lápis de cor, giz e deixar que as crianças se entretenham e divirtam.

Televisão

A televisão é essencial para manter os pacientes atentos à programação e, consequentemente, se mantenham distraídos em todo o tempo de espera. 

A programação pode ser determinada de acordo com o que o profissional disponibiliza ou até mesmo pelos pacientes, uma vez que o controle esteja à disposição deles para que possam trocar de canal facilmente.

Além disso, é muito interessante deixar passando na televisão informações sobre os procedimentos, plano odontológico preços, cuidados com a higiene bucal, dentre outras informações relevantes.

Mantenha seu consultório sempre em ordem

Pegou as dicas? Tenho certeza de que colocá-las em prática vai ser extremamente vantajoso para o seu espaço. 

Seus clientes com certeza se sentirão confortáveis e dispostos a aguardarem pelo atendimento com mais paciência e menos queixas. 

Ao ter as pessoas satisfeitas com o visual do consultório e com a qualidade do seu atendimento, com certeza você terá boas indicações e pacientes fidelizados.

Conteúdo produzido por Tarsila Serafim – redatora na empresa Ideal Odonto.