Conheça Fazenda Rio Grande, no Paraná: uma cidade em crescimento

Saiba como é morar em Fazenda Rio Grande

Diversas ações e projetos que estão sendo desenvolvidos na região de Fazenda Rio Grande, no Paraná, já começaram a mostrar resultados e, principalmente, chamar a atenção de pessoas para a aquisição de imóveis e instalação de indústrias na localidade.

Considerado como município emancipado, no ano de 2017 o IBGE informou que o município conta com aproximadamente 95.225 habitantes e hoje com 28 anos integra a Região Metropolitana de Curitiba e já foi considerada como uma das melhores cidades para viver.

Quer conhecer mais sobre esta cidade e os projetos para seu crescimento? Então venha conferir o post de hoje.

Fazenda Rio Grande, a cidade ideal

Localizada a aproximadamente 30km de distância de Curitiba, o município conta com diversas áreas urbanas e rurais, além de uma população que descente de Poloneses e Ucranianos, que podem ser encontrados nos mais de 116,676 km². A cultura dos descendentes interfere fortemente nos moradores e costumes locais, onde é possível encontrar cultos religiosos que são realizados no dialeto ucraniano.

A Associação Comercial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) assumiu, no ano de 2016, o compromisso de pensar e promover ações, para que em 2050 a cidade possa ser considerada como a “cidade ideal”.  O projeto irá contar com a organização de entidades, capacitação de líderes, além de debates organizados de acordo com cada setor, contando sempre com a assessoria profissional, para verificar as presentes necessidades e auxiliar a realização deste projeto de longo prazo.

Segundo os especialistas e responsáveis pelo projeto “Fazenda Rio Grande 2050”, no ano de 2015, o município não contava com uma razoável infraestrutura para proporcionar segurança, educação e saúde para toda a população.

O projeto que será realizado de modo estratégico para ampliar e melhorar a cidade, tem como principal objetivo trazer investidores, para que possam instalar as suas empresas na região. A ideia é fazer com que não seja apenas um local para o descanso dos trabalhadores, mas sim, um polo industrial capaz de gerar emprego, e não seja mais necessário exportar os mais de 35 mil trabalhadores para Curitiba e outras localidades, com acontece hoje.

É bom morar em Fazenda Rio Grande?

Saber se Fazenda Rio Grande é um bom lugar para morar é uma curiosidade que várias pessoas têm, quando falamos sobre essa cidade.  Mas antes de responder a esta pergunta, vamos conhecer um pouco sobre a história de sua fundação.

O local que hoje é conhecido como Fazenda Rio Grande um dia foi aldeia CAPOCU e tempos depois, se tornou a fazenda CAPOCU, que surgiu juntamente com a fazenda Rio Grande, às margens do Rio Iguaçu. Saiba mais aqui: Imóveis Martini

Foi no ano de 1989, que o município começou a se tornar uma possibilidade, através do projeto de Lei nº229/89, de autoria do Deputado Estadual Anibal Khury. E a partir de 1990, foi então sancionada a Lei Estadual nº9.213, e criado o município de Fazenda Rio Grande.

Com o passar do tempo, a cidade teve um excelente desenvolvimento, e hoje já é considerada uma das melhores cidades do Paraná, conseguindo subir mais de 900 posições no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.

O prefeito dos fazendenses Marcio Wozniack (PSDB), agora já celebra o avanço que vem sendo realizado a cada ano, proporcionando melhor qualidade de vida através do ensino, emprego, saúde e educação.

Fazenda Rio Grande é considerada hoje uma ótima cidade para viver, com um bom mercado de trabalho e boa infraestrutura na região. Existem espaços para cultura e lazer, que proporcionam diversão para toda a família, como por exemplo, o shopping e uma área de preservação ambiental.

Segundo o secretário de Administração do município, Claudemir Andrade, a correta realização de bons projetos é fundamental para a captação de recursos, para que grandes objetivos aos poucos, fossem alcançados. Além disso, o processo de industrialização também conseguiu trazer ótimos resultados, fazendo com que esta seja considerada uma ótima cidade para viver.