Como funciona o consórcio de imóveis

Realizar a compra de um imóvel através do auxílio de um consórcio de imóveis, é uma das possibilidades para quem deseja adquirir a sua casa própria. Esse procedimento possui diversas particularidades, e para entender o correto funcionamento do consórcio, é importante pesquisar bastante para entender o funcionamento, e verificar se esta é a melhor opção.

Geralmente pelo fato de um imóvel possuir um alto valor de aquisição, não está dentro da realidade da maior parte dos brasileiros realizar esta compra à vista. Por isso o consórcio acaba sendo uma opção. Se você tem interesse em iniciar um investimento através do consórcio de imóveis, venha conferir quais são as principais características desse modelo de aquisição de imóveis.

O que é o consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis é caracterizado por um grupo de pessoas, que se reúnem para conseguir realizar a aquisição de um imóvel.  No momento da aquisição do consórcio, será definido qual o valor do imóvel, assim como, o valor das parcelas que deverão ser pagas para a administradora, que irá cuidar de todos os processos.

Desde o primeiro momento em que começarem a ser pagas as parcelas, você poderá ser contemplado com uma carta de crédito no valor do imóvel, que dará o direito de adquirir o imóvel quando for sorteado.  

Para saber a quantidade de sorteios que serão realizados, durante o período em que serão pagas as parcelas do consórcio, é preciso entrar em contato com a administradora, pois cada uma possui as suas próprias regras e condições para a realização do sorteio. Além do sorteio outro modo de conseguir ser contemplado, são os lances que podem ser realizados conforme autorizados pela administradora, de três modos diferenciados:

  • Lance fixo.

O consorciado contribui todos os meses, com uma porcentagem que irá além do valor estipulado na parcela;

  • Lance livre.

Onde o consorciado realiza um lance com os próprios recursos. Funciona como um leilão onde o contemplado, será aquele com maior lance realizado;

  • Lance embutido.

Onde a pessoa tem a possibilidade de oferecer, uma porcentagem da própria carta de crédito como um lance, podendo ser abatido da quantia total do valor.

Mas atenção a um detalhe muito importante. Após ser contemplado pela realização de um sorteio, não é possível pausar o pagamento das parcelas. É necessário continuar realizando o pagamento, até que todas as pessoas do grupo sejam contempladas.

Principais dúvidas sobre o consórcio de imóveis

Por vezes pesquisar sobre o funcionamento de consórcio de imóveis, pode ser um pouco complexo, o que causa dificuldade de entendimento para algumas pessoas. Mas para te ajudar vamos apresentar as principais dúvidas, para que você consiga entender melhor o assunto, e verificar se esta é a melhor opção para você.

O consórcio de imóveis pode contar com diversas vantagens e algumas delas são o fato de não ter juros nas parcelas, não possuir entrada, e não ter parcelas intermediárias. O valor que for combinado no momento em que iniciar o grupo, será respeitado ao longo de todo o prazo. As parcelas poderão ter juros, apenas no momento em que o pagamento da parcela atrasar, impedindo que a pessoa seja contemplada no momento do sorteio.

Para adquirir uma cota você pode entrar no site para verificar maiores informações e depois entrar em contato pessoalmente ou mesmo pelo telefone, para que a equipe de vendas possa explicar mais detalhadamente os detalhes de acordo com as regras praticadas pela administradora.

Antes de iniciar em um novo grupo, é importante estudar todas as variáreis e características desse modelo de aquisição de imóveis. E verificar especialmente o tempo de duração, pois dependendo da administradora poderá ter duração de até 15 anos.

Para saber se o consórcio que você irá escolher é realmente confiável, você pode verificar se a instituição possui a autorização do Banco do Brasil, para desenvolver as atividades necessárias.  Assim você ficará mais tranquilo, ao assinar o contrato de adesão do seu consórcio.