Como escolher o apartamento certo para comprar

São vários os motivos que podem levar uma pessoa a querer procurar um novo apartamento. Seja por que vai casar, sair da casa dos pais para morar sozinho ou mesmo porque a família está aumentando.  E quem já está nessa jornada de pesquisa para escolher o apartamento certo para comprar, sabe como pode ser difícil escolher uma nova moradia. E se você está só pensando em cogitar esta possibilidade, saiba que são vários os itens que precisam ser estudados antes de começar a mudança.

Como escolher um imóvel com bom preço, uma localização bacana e verificar os benefícios que devem ser colocados na balança para fazer um ótimo negócio não são decisões fáceis de serem realizadas, separamos os principais tópicos, para que você consiga fazer uma ótima escolha quando for comprar o seu apartamento. Estas dicas foram cedidas pela imobiliária Martini Imóveis.

Como está o seu orçamento?

Para começar a pesquisar sobre a compra de um apartamento, o mais importante é saber quais são as suas condições financeiras. Nesse ponto uma das informações mais importantes que podemos passar é: nunca conte com o que não aconteceu.  Seja a expectativa da venda de um carro, a promoção ou efetivação em um emprego, ganhar na mega sena ou mesmo a morte de alguém que pode te deixar uma herança.

Situações como estas são muito desejadas por várias pessoas, mas isso pode simplesmente não acontecer, e você vai precisar encontrar outras formas de pagar as parcelas que assumiu e quitar o apartamento. Pesquise sempre por apartamentos que o valor total, ou mesmo o valor da parcela, caibam no seu bolso.

Para ver o que cabe no orçamento alguns pontos importantes são: verificar quanto do orçamento atual pode comprometer, valor que possui para dar a entrada, qual o valor necessário para financiar e assumir as parcelas.

Os especialistas em finanças pessoais e educação financeira, indicam que não deve ser comprometido mais do que 30% do salário com dívidas.

Aonde está no mapa

A localização é um dos principais critérios que deverão ser levados em conta. Verificar o bairro, comércio e até mesmo a vizinhança, pode ser muito importante antes de decidir a compra de um apartamento.

Também é bom verificar o trajeto para o trabalho, escola das crianças ou faculdade, para saber se o deslocamento é tranquilo, e quanto tempo será necessário para se deslocar.  Se o imóvel ficar na contramão ou se for um trajeto muito demorado, é bom repensar a opção.

Quando possível é bom conhecer apartamentos que sejam próximos da região de trabalho, faculdade ou escola dos filhos, por exemplo. Mas quando isso não for possível, o mais indicado é verificar a facilidade de deslocamento.

O espaço que você precisa

Algo que não pode ser dispensado é verificar o espaço disponível do ambiente. E nesse ponto é preciso pensar na situação que você tem hoje, mas também já projetando o futuro. Especialmente por ser um imóvel que será comprado, é possível que realizar um projeto de reforma do apartamento poderá ser um pouco difícil. Por isso, veja quais são as suas necessidades.

Se você está procurando um apartamento para comprar, por que vai casar. Já parou para pensar que você pode querer ter um, ou mais filhos no futuro. Por isso, escolher um apartamento que não seja de apenas um quarto, pode ser a melhor opção.

Mas não só falando sobre filhos, é importante levar em conta também os seus costumes e estilo de vida. Como, por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de receber famílias e amigos, será que você vai conseguir acomodar as pessoas em sua casa?

Pensando que esta futuramente será a sua casa, é importante conferir os espaços, e já imaginar como os móveis serão distribuídos. Por isso, visitar o apartamento decorado é uma das melhores opções, pois você consegue ter uma noção de como ficará o espaço com os móveis, papel de parede e outros itens decorativos.