Como acabar com as baratas em casa sem usar veneno

As baratas e demais insetos que invadem a casa nos períodos mais quentes e úmidos podem trazer aquela dor de cabeça que parece não ter fim devido à gravidade do problema. Com insetos passando o dia todo pela sua casa, a chance do desenvolvimento de doenças aumenta, isso sem falar que qualquer alimento que não estiver corretamente guardado pode ser alvo de contaminação e transmitir substâncias tóxicas ao corpo de quem for consumi-los. Para tratar o problema, muitas pessoas optam pelo uso de venenos dentro de casa em locais estratégicos. Mas, o que acontece se você precisar se livrar das baratas e não tiver a oportunidade de usar veneno?

Bem, para essa situação também há uma ótima solução, que é a prevenção, cuidando do espaço da sua residência a fim de que ele não se torne agradável e atrativo para este tipo de inseto. Agora, se eles já estão habitando a sua casa, é possível utilizar algumas receitas caseiras de produtos que espantam as baratas e demais insetos.

Vamos agora conhecer as medidas preventivas para lidar com o problema da infestação de baratas e ainda receitas caseiras para tratar este tipo de problema.

Mantendo a casa sempre limpa

Uma das formas de manter as baratas e demais insetos que causam tanto incômodo longe de sua casa é mantendo ela sempre limpa e organizada. Essa medida é considerada como preventiva e deve ser adotada antes que as baratas apareçam em grande quantidade, mas se elas já estiverem na sua casa, você deve tomar medidas de ataque a esses bichos e ainda cuidar da limpeza da casa, a fim de impedir que mais baratas apareçam e o problema fique ainda maior. Uma casa limpa não deixa espaço agradável para a criação de baratas, que preferem espaços sujos, sem iluminação e com bastante umidade.

Uma boa dica, se você notar problemas com umidade excessiva nas áreas comuns, ou ainda, problemas de transbordamento de fossas, é chamar os profissionais de alguma empresa desentupidora para fazer a limpeza da fossa, pois as baratas costumam se proliferar bastante nesses espaços.

Fechando todos os buracos e fendas

Outro ponto importante é procurar pelos locais onde as baratas podem estar entrando na sua casa com mais facilidade, já que mesmo tendo a capacidade de subirem pelas paredes, elas costumam gostar de andar pelo chão em busca de alimentos. Procure espaços no forro, nos cantos das paredes, abaixo dos móveis em possíveis fissuras no piso e feche-os evitando que as baratas encontrem com facilidade algum local de grande acesso para dentro de sua residência. Uma dica é contratar também alguma empresa de caça vazamentos para verificar o encanamento de maneira geral, tapando buracos e impedindo a umidade elevada em algumas regiões da casa.

Não acumular objetos sem utilidade

Com certeza, você tem em casa um espaço onde deposita diversos objetos que mesmo não tendo mais tanta serventia ainda ficam ali, ocupando espaço e esperando para serem usados algum dia, ou até mesmo apenas pelo simples fato de terem algum valor sentimental. Com o acúmulo de objetos sem utilidade, as baratas encontram um espaço ideal para se instalarem e se proliferarem com facilidade, por isso evite fazer esses acúmulos e jogue fora no lixo todos os objetos que não usa mais, se encarregando de ficar com apenas aquilo que é necessário e reutilizável.

Acondicione bem o lixo orgânico

O lixo orgânico é outra porta de entrada para as baratas, que amam espaços úmidos, e aliado ao fato de que o lixo orgânico é considerado para as baratas um ótimo alimento, o espaço ideal de proliferação seria em uma residência onde o lixo é mal acondicionado e pode ser acessado com facilidade pelas baratas. Por isso, separe bem o seu lixo, jogue fora todas as semanas ou dias, se possível, e ainda feche bem os recipientes onde são depositados.

cozinha ampla e arejada

Receitas caseiras

Agora, como medidas de tratamento à invasão das baratas, trouxemos algumas receitas com produtos caseiros que você pode utilizar em casa para espantar esses insetos tão indesejados. Confira abaixo:

  • Óleo de lavanda: use 20 gotas de óleo essencial de lavanda junto com meio litro de água misturados, borrifando nas janelas e soleiras das portas, sendo uma mistura considerada uma espécie de repelente natural.
  • Cebola e ácido bórico: use cebola picada, meio copo de farinha de trigo e um pouco de água, colocando ainda uma pitada de açúcar e 3 colheres de ácido bórico que pode ser facilmente encontrado em farmácias. Misture tudo e coloque em tampinhas de garrafa distribuídas estrategicamente pelos cantos da casa. Essa mistura é tóxica e deve ser mantida longe de animais e crianças pequenas.
  • Bicarbonato e açúcar: coloque um pouco de bicarbonato de sódio em um copo com açúcar e misture bem, as baratas serão atraídas pelo açúcar e ao ingerir a mistura morrerão devido ao composto conter o bicarbonato de sódio. Mantenha longe de crianças e animais de estimação.

Gostou destas dicas? Em se tratando de insetos, é sempre melhor prevenir do que ter que lidar com uma infestação descontrolada dentro de casa. Mantenha sempre os ralos da pia, banheiros e tanque sempre limpos para evitar o aparecimento de baratas. Se necessário, contrate uma empresa desentupidora e ela fará toda a limpeza para você.