Ar-condicionado portátil vale a pena? Como ele funciona

Os aparelhos de ar-condicionado portáteis são itens que já estão a alguns anos no mercado brasileiro, mas muitas pessoas ainda têm receio se eles são seguros ou não, ou ainda, se eles valem a pena. Uma das principais vantagens que as fabricantes alegam para adquirir um aparelho desses é que ele não precisa de instalação de ar-condicionado na sua casa ou apartamento, podendo ser usado em diferentes ambientes da sua casa, de acordo com a necessidade. Veja abaixo todos os prós e contras desse tipo de aparelho de ar-condicionado.

Vantagens e desvantagens do ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil é um aparelho que não necessita de instalação na parede de sua casa como os outros aparelhos convencionais de refrigeração.

Abaixo listamos as principais vantagens e desvantagens.

Vantagens:

  • Não necessita de instalação na parede;
  • Pode ser levado para outros cômodos da casa;
  • Instalação simples na janela do cômodo;
  • Maior economia, pois não precisa contratar um profissional para a instalação.

Desvantagens:

  • Faz mais barulho que os modelos convencionais de parede;
  • O aparelho fica dentro do cômodo, então todo o barulho fica dentro do ambiente;
  • Precisa esvaziar o recipiente de água com frequência;
  • A instalação na janela nem sempre tem boa vedação;
  • O calor gerado pelo motor do aparelho dificulta o resfriamento do ambiente;
  • A manutenção de ar-condicionado não é prestada por qualquer profissional que trabalha com os modelos convencionais;
  • Precisa ficar sempre próximo de uma janela para fazer a captação do ar externo.

ar-condicionado portatil

O ar-condicionado portátil vale a pena?

Considerando as desvantagens, a resposta é não.

O aparelho parece ser a solução para os problemas de quem quer se refrescar em todos os ambientes da sua casa, mas infelizmente isso não acontece.

Porém, o principal motivo de não valer a pena esse investimento é que o motor do ar-condicionado portátil fica dentro do ambiente, gerando muito barulho. Sabe aquele barulho que o ar-condicionado split faz na parte externa da casa? Imagine ele dentro do seu quarto. Mas o pior de tudo é o calor provocado pelo motor do aparelho. Embora exista uma ‘mangueira’ para levar o calor para o lado de fora, o calor do aparelho dificulta em muito o resfriamento do ambiente.

Dependendo do tamanho do seu ambiente, é necessário mais de uma hora para o ambiente começar a refrescar.

A ‘mangueira’ que leva o calor para fora, por sua vez também fica quente, podendo causar inclusive queimaduras em uma pessoa mais distraída.

O aparelho também precisa ficar longe do local onde você está. Do contrário, o calor provocado pelo motor será superior ao resfriamento do ambiente.

Em outras palavras, você compra o ar-condicionado para se refrescar e ele deixa o ambiente, em muitos casos, mais quente.

Por fim, o valor de um ar-condicionado portátil é geralmente, mais elevado que um aparelho de parede com a mesma potência.

Ou seja, se você está querendo poupar não contratando um profissional para a instalação de ar-condicionado, saiba que o barato pode sair caro. Afinal, o valor que você pagará a mais no aparelho pode ser a diferença de uma instalação.

Sem contar que a manutenção de ar-condicionado desse tipo de aparelho é mais difícil de encontrar, pois não é todo profissional que tem o devido conhecimento. E ainda, ele tem somente a função de resfriar, então, nos dias de inverno você não poderá se beneficiar ao usá-lo na temperatura quente.

Depois de ler este artigo, certamente você já deve ter feito a sua escolha. Depois disso, é só usufruir de todos os benefícios que este aparelho lhe proporciona.