Apartamentos ou casas para alugar: Cuidados ao negociar diretamente com o proprietário

Quer saber se negociar aluguel diretamente com o proprietário é vantajoso para você? Seja casa ou apartamento, confira as nossas dicas antes de fechar negócio.

Está em busca de apartamentos ou casas para alugar, mas não sabe ao certo se quer negociar diretamente ou não com o proprietário? Esse tipo de negócio pode até trazer vantagens para você, locatário, mas se não for feito da maneira certa, trará problemas mais tarde.

E temos certeza que você não quer ter uma experiência negativa ao locar o seu mais novo imóvel. Por esse motivo, ao longo do artigo vamos te dar algumas dicas de quais cuidados você deve ter ao fechar contrato diretamente com o proprietário do imóvel, seja para apartamentos para alugar ou casas para alugar.

Confira mais sobre:

1. Contrato de aluguel detalhado

2. Dicas no contrato de apartamentos para alugar

3. Consulte um advogado antes de alugar apartamento ou casa diretamente com o proprietário

4. Realize vistoria em apartamentos ou casas para alugar

5. Mantenha uma boa relação com o proprietário do imóvel

6. Saiba quais são seus direitos e deveres como inquilino

7. Dica extra para quem tem PET e quer locar um imóvel

Apartamentos ou casas para alugar: 7 cuidados antes de negociar diretamente com o proprietário

1. Contrato de aluguel detalhado

É fato que qualquer negócio precisa estabelecer medidas preventivas para conter qualquer tipo de situação problemática, e por esse motivo que o contrato é peça chave para esse fim. No documento deve constar datas, valores, além de condições e taxas a serem pagas, tanto por parte do locatário, como do inquilino.

Por isso que, para ficar seguro para as duas partes, as três garantias mais usadas nos contratos de aluguéis são: fiador, depósito caução ou seguro fiança. Alugando diretamente com o proprietário, é mais fácil não precisar do primeiro exemplo.

O que te resta duas opções, sendo a primeira o depósito caução, onde você abre uma poupança conjunta com o proprietário do imóvel e deposita a quantia de no máximo três valores do aluguel, como garantia.

Agora a segunda opção é ter seguro fiança. Para isso, você precisa contratar uma seguradora para assumir suas dívidas, caso você fique inadimplente. Mas fique atento nas taxas que são cobradas e verifique se fica viável para o seu caso.

2. Dicas no contrato de apartamentos para alugar

Mesmo com contrato direto com o proprietário, você precisa buscar ajuda de um profissional para que o processo de locação esteja dentro dos conformes. É importante ficar atento para ambas as partes, direcionadas diretamente ao proprietário e ao locatário, para evitar problemas no futuro.

E se você está procurando por apartamentos para alugar, nossa dica é não esquecer de que alguns detalhes importantes, não estão relacionados com o proprietário, mas sim com o condomínio. Por esse motivo, pesquise antes para ver o que está na responsabilidade do condomínio e o que não estiver, trate de colocar no contrato direto com o proprietário.

3. Consulte um advogado antes de alugar apartamento ou casa diretamente com o proprietário

Mesmo na contratação direta, você precisa de um respaldo profissional para revisar o documento e acompanhar de perto todas as questões de negociação. Como por exemplo pagamento de IPTU, manutenção do imóvel, taxa de multas, entre outros.

4. Realize vistoria em apartamentos ou casas para alugar

Outra parte importante do contrato é fazer a vistoria completa do imóvel, para fazer todas as considerações no documento. A nossa dica é tirar fotos e vídeos de todos os detalhes do imóvel, principalmente de todas as imperfeições e guarde os documentos em um local seguro – e compartilhe com o proprietário.

Assim, você terá mais segurança na hora que for devolver o imóvel e terá provas concretas de como estava a casa ou o apartamento, antes de você locar.

5. Mantenha uma boa relação com o proprietário do imóvel

Na contratação direta, é primordial manter um relacionamento com o proprietário. Por isso, pague o aluguel em dia e certifique-se que tudo que está na sua responsabilidade, como por exemplo respeitar as normas do prédio, participar das reuniões e informar o proprietário, além de cuidar do imóvel, são algumas das coisas que você pode fazer para ter uma boa relação com o proprietário.

6. Saiba quais são seus direitos e deveres como inquilino

Você sabia que existe a Lei do Inquilinato? Nela, todas as responsabilidades, de ambas as partes são previstas. Ao receber o imóvel, você precisa receber em boas condições de uso, assim como você sair, precisa entregar o imóvel da mesma forma que recebeu.

Além disso, lá está explícito que quem é de sua responsabilidade pagar em dia o aluguel, além das contas de água, luz, gás, telefone e condomínio – inclusive as taxas extras, quando houver.

De qualquer forma, se você ainda não viu na íntegra essa Lei, aconselhamos que você leia com atenção e caso tenha alguma dúvida, pergunte a um advogado de confiança.

7. Dica extra para quem tem PET e quer locar um imóvel

Sabemos que casas para alugar é mais fácil do seu pet se adaptar e de não ter nenhum empecilho de contrato por isso. Agora, se você está procurando por apartamentos para alugar, essa questão é um pouco mais complicada e delicada.

Isso porque, alguns condomínios não aceitam animais de estimação, outros restringem alguns locais em que seu bichinho pode ficar e outros que permitem o pet em qualquer lugar, inclusive em ambientes de convívio comum.

Por isso, se você já tem um pet, ou quer adotar algum na hora de se mudar, verifique o código de conduta do condomínio que irá locar.

Conclusão

Sabemos que o contrato direto parece ser mais fácil e que pode até reduzir alguns custos para você, mas não se esqueça de ter cautela, para que o barato não saia caro. Todo cuidado é pouco na hora de fechar qualquer contrato e os de aluguel também não são diferentes.

Sabemos que o contrato diretamente com o proprietário é mais comum em cidades pequenas, mas se você mora em grandes centros há diversas imobiliárias de confiança e menos burocráticas para fechar negócio.

Por esse motivo, antes de tomar uma decisão, pense qual a melhor forma de você se tornar um locatário, se vai ser por meio direto ou por intermédio de um corretor ou imobiliária, por exemplo.

Caso você esteja procurando apartamentos para alugar em Campo Grande MS, ou até mesmo casas para alugar em Campo Grande MS, a Financial Imobiliária tem as melhores opções do mercado.

Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado, até a próxima!