5 dicas de decoração para o seu consultório médico

Devido a alta competitividade do mercado de hospitais, muitos profissionais buscam inovar suas estratégias de prospecção de pacientes, com intuito de aumentar a sua carteira.

Como uma prova da concorrência no setor médico, um exemplo é o relatório do Conselho Federal de Odontologia, que mostra a existência de mais de 49 mil clínicas odontológicas no Brasil e 280 mil cirurgiões dentistas.

Mas, existe um detalhe importante que auxilia na atração e na fidelização dos pacientes e esse detalhe é decoração do seu consultório.

Isso porque, um consultório bem decorado dá mais conforto e tranquilidade para o paciente, ajudando o dentista a dar mais atenção nos seus serviços odontológicos.

E nesse texto, você vai conhecer 5 dicas valiosas de decoração para deixar a sua clínica mais bonita e confortável para os pacientes.

1 – Comece pela escolha das cores

Escolher as cores do consultório, seja ele médico, ou odontológico dá um enorme trabalho. Isso porque não leva em conta apenas a vontade do profissional, mas também deve ser adequado ao conforto do cliente.

Para evitar problemas na primeira impressão do paciente, não utilize cores que provocam agitação, como amarelo, laranja e vermelho, por exemplo.

Na pintura das paredes, busque tons mais neutros como branco e azul bebê. Já na decoração de consultório odontológico, o verde também é uma boa alternativa, principalmente na odontopediatria, já que as crianças se sentirão mais confortáveis em ambientes que trazem neutralidade.

2 – Aposte em uma boa iluminação

A iluminação do consultório é um outro elemento essencial no conforto do paciente, pois traz tranquilidade, algo fundamental na realização de tratamentos, pois a agitação pode dificultar todo o processo.

Por isso, a iluminação da sua clínica deve ser planejada cuidadosamente. Primeiramente, aposte em luminosidade indireta, com o uso de abajures e lustres com cores neutras, ou um pouco amareladas, mas sem exagerar.

Em um hospital ou uma pequena clínica dentária, outra alternativa é trocar a cúpula das luminárias, que ajuda a deixar o local mais aconchegante.

Escolha cúpulas produzidas de papel ou linho, porque deixam o ambiente aconchegante e acolhedor, transmitindo alta positividade aos pacientes.

3 – Escolha bem os pisos do consultório

Tanto em um consultório odontológico, quanto numa clínica médica, escolher o piso é fundamental para deixar o local ainda mais aconchegante.

Pois, além de ajudar na decoração, a escolha do piso é fundamental na temperatura ambiente do local, tranquilizando os pacientes na espera do atendimento.

Portanto, dê preferência a pisos com cores mais neutras, como o porcelanato. Assim, a temperatura ambiente e a sensação de acolhimento por parte do cliente será maior.

4 – Não se esqueça da mobília

A escolha dos móveis para o seu consultório pode deixar o local mais convidativo e atraente para os pacientes.

Você pode utilizar mesas, painéis e até balcões de madeira para o consultório ficar mais bonito e aconchegante.

Além da cor natural da madeira, móveis das cores bege, marrom, verde e branco também são interessantes na escolha da mobília, pois ajudam na maior tranquilidade do ambiente.

Outra opção é colocar pinturas decorativas no consultório, dando um ambiente um pouco mais caseiro e não tão frio para o paciente, ficando mais à vontade na espera e no atendimento.

Invista na decoração do seu consultório

Independente de qual tipo de paciente deseja atender, seja avulso, ou que tenha um plano odontológico e médico, o conforto e o aconchego são fundamentais para atrair novos clientes.

A razão disso é a atratividade da sua clínica para os pacientes, dando maior conforto e sendo fundamental na hora do cliente escolher qual consultório escolher para ser atendido.

Dessa forma, o seu consultório terá um diferencial em relação aos outros, algo fundamental para estar na frente da concorrência.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal